Fluke lança equipamento para verificar o desempenho e a segurança dos sistemas fotovoltaicos

0
11900

– O novo Fluke SMFT-1000 facilita a gestão de dados de medição da instalação solar e dos testes de comissionamento por meio de uma interface intuitiva que reduz o tempo de campo em 20% e o tempo de documentação em 50%

Fluke do Brasil, líder mundial em ferramentas de teste e medição, acaba de lançar no mercado brasileiro seu novo analisador fotovoltaico multifuncional SMFT-1000, equipamento que permite verificar o desempenho e a segurança de sistemas fotovoltaicos, além de agilizar a elaboração de relatórios.

Desenvolvido especialmente para profissionais do setor fotovoltaico que prestam serviços de instalação, comissionamento e manutenção de sistemas que operam em 1000V DC ou menos, o SMFT-1000 está em conformidade com os padrões internacionais IEC62446-1 para testes e documentação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Segundo o Gerente de Produtos da Fluke do Brasil, o SMFT-1000 é ideal para que os profissionais agilizem seu trabalho diário de manutenção. “Este equipamento simplifica e acelera o fluxo de trabalho solar, oferecendo desde as medições iniciais, até o relatório final, além de reduzir o tempo de campo em 20% e de documentação em 50%”, explica Osvaldo Conegundes.

Testes fotovoltaicos essenciais de forma intuitiva

O SMFT-1000 realiza ainda uma sequência automática de testes de desempenho e segurança em uma grande variedade de combinações, permitindo que o medidor de irradiância IRR2-BT, incluso no equipamento, conecte-se sem a necessidade de fios para enviar dados em tempo real. Além de fornecer medições de curva I-V mais precisas, o processo facilita a confirmação imediata das medições sem a necessidade de um notebook ou tablet.

Além disso, o equipamento é capaz de realizar os testes essenciais em sistemas fotovoltaicos, como resistência de aterramento de proteção, tensão em circuito aberto (incluindo polaridade), corrente de curto-circuito, resistência do isolamento, rastreamento de curvas I-V e análise de software com TruTest, irradiância, temperatura, inclinação e direção cardinal.

Fácil gerenciamento dos dados de medição solar

Entre os desafios dos profissionais da área de sistemas fotovoltaicos está a constante necessidade de alterar a configuração dos cabos, ao realizar diferentes tipos de testes, problema este que o SMFT-1000 é capaz de solucionar, reforça Conegundes.

Além disso, com a função “Keep the Leads” do equipamento, é possível otimizar o tempo. “Essa funcionalidade reduz os erros cometidos pelo usuário durante a testagem dos sistemas fotovoltaicos, o que gera resultados mais precisos. Com essa inovação, é possível realizar uma maior quantidade de testes no local, de forma mais eficiente e rápida”, afirma Conegundes.

O Gerente de Produtos da Fluke do Brasil reitera que o testador solar multifuncional também importa resultados de medição de forma rápida e fácil, diretamente do equipamento para o computador. “Isso permite que o profissional organize e analise as informações e compare dados de ativos individuais com medições importadas anteriormente, para a criação de um relatório abrangente e visual. Tudo isto para otimizar o seu dia a dia, garantindo ainda mais eficiência em campo”, finaliza.