Grupo Prysmian capacita e emprega 20 mulheres em projeto pioneiro na fábrica de Poços de Caldas-MG

0
22010

Iniciativa em parceria com a SENAI atrela a capacitação no setor metalúrgico à oportunidade de emprego exclusiva para mulheres da região

 

Primeira turma formada no programa “Elas na Indústria” já está integralmente incorporada à rotina da fábrica em Poços de Caldas-MG

Líder mundial na indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, o Grupo Prysmian promove a formatura das primeiras 20 mulheres treinadas e, agora, integralmente empregadas à empresa por meio do Elas na Indústria, projeto pioneiro na região industrial de Poços de Caldas-MG.

A formatura da primeira turma, composta por 20 mulheres selecionadas no final do primeiro semestre deste ano, conclui a jornada de capacitação – fruto da parceria entre Prysmian e SENAI – pensada de forma a atrelar, simultaneamente, teoria e prática. 

Durante seis meses, as selecionadas puderam aprender e conhecer os setores diretamente ligados à área de produção da Prysmian, sobretudo em relação às rotinas, maquinário e processos específicos de uma indústria metalúrgica, além de adquirir noções básicas de segurança, ergonomia, informática e de outras áreas que englobam o desenvolvimento da carreira profissional. 

A fim de garantir boas condições para a permanência das ingressantes, durante toda a fase de capacitação, todas as alunas foram contratadas em modalidade de trabalho de regime parcial e tiveram acesso ao pacote de benefícios ofertados pela companhia. 

Para colocar em prática tudo que aprenderam e já se familiarizarem com o ambiente e a rotina de trabalho, durante o último mês de curso, todas passaram a trabalhar em regime parcial na fábrica. 

Acompanhadas e avaliadas com sucesso pelos gestores das áreas fabris e também do programa, todas as 20 mulheres selecionadas foram contratadas pelo Grupo Prysmian e já trabalham, integralmente, nas instalações da produção. 

“Mais satisfatório do que realizar um projeto pioneiro na nossa região é promover a entrada de mulheres em um segmento industrial historicamente restritivo a elas. Atrelando capacitação e emprego, aumentamos as chances destas mulheres serem protagonistas da sua vida profissional e pessoal, incentivando cada vez mais o interesse e a participação delas neste mercado de trabalho”, afirma Julia Moreira, gerente de RH do Grupo Prysmian em Poços de Caldas. 

O projeto “Elas na Indústria” foi implantado primeiramente na planta industrial de Poços de Caldas-MG e, graças ao sucesso e à modelagem da iniciativa na cidade do sul de Minas, hoje também já está em curso nas plantas de Sorocaba-SP e Vila Velha-ES.