Dicas para se prevenir de ciberataques em casa e no ambiente corporativo

0
896
São Paulo, 27 de fevereiro de 2020 – No último dia 5 de fevereiro, o Governo Federal criou um novo decreto para definir as estratégias de cibersegurança no país. A decisão ocorre após diversos casos de ataques cibernéticos a celulares pessoais de autoridades do governo ocorridos ao longo de 2019. Conforme o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR-Gov), órgão vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foram 19.150 registros de notificações de ataques cibernéticos no ano passado, o que significa um aumento de quase 4 mil casos em relação a 2018.

Diante da necessidade de um ambiente digital seguro é que a CompTIA (The Computing Technology Industry Association), principal associação da indústria de tecnologia no mundo, e líderes do setor de tecnologia, além da comunidade empresarial brasileira, decidiram formar o Conselho Empresarial de Segurança Cibernética da CompTIA no Brasil (CSEC), que visa trazer melhorias nesse segmento. Em meio ao aumento de ameaças e prejuízos, investir em cibersegurança passou a ser uma prioridade entre as empresas e não mais uma simples tendência de mercado.

Mas antes mesmo da criação do CSEC, empresas de tecnologia e especialistas no assunto já alertavam a respeito de medidas para aumentar a segurança de dados dos usuários e evitar ser vítima de um ciberataque. A CompTIA Cybersecurity Analyst ( CySA +) , por exemplo, é uma certificação de força de trabalho de TI que aplica análise comportamental a redes e dispositivos para prevenir, detectar e combater ameaças de cibersegurança. Abaixo, trazemos algumas dicas de cibersegurança que podem ser adotadas pelos usuários:

• Use antivírus não apenas no computador, mas também no celular e no tablet

• Faça backup de informações importantes e tudo o que quiser guardar

• Mantenha o sistema operacional do seu smartphone sempre atualizado, assim como todos os aplicativos

• Tenha cuidado ao abrir links e e-mails de contatos que você não conhece

• Utilize senhas fortes, com combinações alfanuméricas e símbolos especiais

• Não utilize a mesma senha para diferentes contas e evite deixá-las anotadas em post its ou arquivos em seu computador. Para isso, existem gerenciadores de senhas, inclusive gratuitos

• Cuidado com pontos de acesso Wi-Fi gratuitos, evite-os especialmente para acessar internet banking ou outros dados sigilosos

• Não esqueça de restaurar as configurações de fábrica do seu dispositivo antes de descartá-lo

• Contrate suporte certificado

As dicas acima podem ser grandes aliadas na busca por maior segurança no ambiente digital e também podem ajudar a manter a privacidade dos dados do usuário.

“Produtos modernos, como maior criptografia de dados, dispositivos que utilizam IoT e até mesmo avanços na área de Inteligência Artificial (IA) também podem permitir que equipes tenham eficiência nessa tarefa, servindo como uma boa solução tecnológica, desde que utilizados com atenção e segurança”, explica Leonard Wadewitz, diretor de desenvolvimento de negócios da CompTIA na América do Sul e no Caribe.