Dica de como instalar redes de comunicação de dados em residências e escritórios

0
3108

Na instalação de redes locais de computadores – conhecida pela sigla em inglês LAN (Local Area Network) – a escolha dos cabos é fator de extrema importância. Eles devem ser escolhidos corretamente e sua instalação deve respeitar critérios, para que se alcance o desempenho almejado com segurança. As normas brasileiras e internacionais estabelecem esses critérios de escolha e instalação. O profissional responsável pela instalação da rede deve ter o conhecimento dos requisitos normativos, que são requisitos mínimos.

A Nexans reconhecida internacionalmente por seu protagonismo na obediência às Normas internacionais e que prima pela segurança em todos os ambientes nos quais seus produtos encontram-se instalados apresenta a você algumas dicas nesse sentido.

1)                  Contrate um profissional qualificado: um profissional com conhecimento das exigências definidas por Normas, detentor das competências necessárias na instalação de redes, definirá o produto mais adequado para instalar, de forma correta, atendendo as normas técnicas e recomendações do fabricante.

2)                  Escolha cabos adequados para a sua aplicação: A escolha do cabo LAN adequado não pode ser feita somente pelo preço. Pelo menos três aspectos devem ser considerados nessa escolha:  a categoria do cabo – está relacionada à velocidade de transmissão dos dados: à configuração de rede em que ele será instalado e à necessidade ou não de blindagem – que dependerá do nível de ruído no ambiente onde o cabo será instalado e a classificação de flamabilidade da capa do cabo –  relacionada ao desempenho do cabo numa situação de estresse como fogo.

3)                  Escolha uma infraestrutura adequada para instalar os cabos: é aquela em que a infraestrutura da rede na qual o cabo LAN será instalado esteja configurada de tal modo que o mesmo esteja isolado dos de potência. No caso de instalação em eletrodutos é proibido instalar cabos de redes e cabos de potência no mesmo eletroduto. No caso de canaletas prefira produtos com compartimentos de rede e potência separados. 

4)                  Cuidado com os esforços durante a instalação do cabo: O cabo é fornecido pelo fabricante acomodado em rolos, no interior de uma caixa de papelão. A retirada destes cabos da caixa e a instalação na infraestrutura deve ser feita de forma a não danificar os cabos; para isto, os cabos apresentam requisitos que devem ser respeitados como: a força de tração máxima de 110 N e o raio de curvatura mínimo de quatro vezes a seu próprio diâmetro. 

5)                  Compre produtos certificados: A certificação dos cabos é a garantia de sua segurança e desempenho. Assim, a compra de um produto somente pelo preço pode custar muito caro durante o período de funcionamento da instalação. O barato sai caro!

Estas dicas podem fazer a diferença entre uma instalação segura e eficiente e uma instalação com problemas durante a utilização dos cabos. As normas são elaboradas para garantir que o consumidor vai receber uma instalação adequada às suas necessidades. A utilização das normas e regulamentos técnicos garante um custo adequado para a sua instalação dos cabos. Ponha em pratica estas dicas.