Solução desenvolvida por instituto da Samsung conecta relógios inteligentes da empresa a carros da Ford

0
1179

Smartwatches da multinacional sul-coreana agora podem se comunicar com automóveis da montadora vendidos no Brasil por meio do app Gear Auto Link 

Manaus, 25 de maio de 2017 – Os smartwatches – relógios inteligentes – da Samsung agora podem se comunicar com os automóveis da Ford comercializados no Brasil e nos Estados Unidos por meio do aplicativo “Gear Auto Link”. A solução permite que os dispositivos Gear S2 e S3 possam se integrar ao SYNC (Central Multimídia embarcada nos veículos da Ford) para realizar funções como marcar o local de estacionamento, configurar alertas para evitar que o motorista durma ao volante e integrar compromissos da agenda registrados via smartphone. O projeto do software foi desenvolvido pelas equipes da montadora e do SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia.

O gerente da área de Soluções ao Cliente do SIDIA, Álvaro Gonçalves, conta que a proposta do Gear Auto Link é manter o motorista conectado, sem que isso afete sua segurança enquanto dirige. Por meio de comandos simples e lembretes, o condutor é avisado sobre as tarefas do dia e pode programar alertas que facilitam o trajeto e sua comunicação.

“As equipes de Soluções ao Cliente das duas empresas trabalharam na primeira versão do projeto durante três meses, entre o desenvolvimento e a fase de testes. Ao todo, 12 profissionais do SIDIA das áreas de desenvolvimento, design e testes participaram da iniciativa”, comenta Gonçalves. “A partir de uma primeira versão, apenas com algumas funcionalidades, conseguimos ir aprimorando o aplicativo conforme eram identificadas as necessidades dos usuários.”

Após a realização de diversas pesquisas, a equipe chegou à possibilidade de configuração de alertas para que o motorista não durma ao volante e até para que crianças não sejam esquecidas no interior do automóvel. “Com os smartwatches, ao sair do carro, os motoristas são sempre lembrados sobre a presença de pessoas dentro do veículo”, ressalta o gerente.

Para os testes foram montadas bancadas que simulavam o sistema multimídia dos carros da Ford.  Após essa fase, o aplicativo foi avaliado diretamente nos próprios veículos. “O grande desafio da equipe foi criar algo que pudesse ser bem aproveitado pelos motoristas, interligando o relógio ao carro”, acrescenta Gonçalves.

O executivo da Samsung também destaca que mais de 90% dos profissionais do time envolvido no projeto são do Amazonas. Isso demonstra que o potencial tecnológico do Estado está no mesmo nível de outros países. “Todos mostraram comprometimento e contribuíram com boas soluções para que a ideia se tornasse realidade. O trabalho desenvolvido internamente comprova que estamos no caminho certo. Estamos bastante orgulhosos com os resultados”, afirma Gonçalves.

Como acessar?

Baixe o aplicativo Gear Auto Link no relógio por meio da loja virtual Galaxy Apps. Depois do pareamento via Bluetooth com o sistema automotivo, basta encontrar o app espelhado na tela do Sync e utilizar suas funções.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br.