MITOS E VERDADES: O QUE REALMENTE FUNCIONA, OU NÃO, QUANDO O ASSUNTO É CELULAR?

0
1272

Colocar o celular no arroz depois de derrubá-lo na água? Reduzir o brilho da tela para economizar bateria? Deixar o celular a noite toda carregando para a carga durar mais? Será que esses truques funcionam ou não passam de mitos populares? Para desvendar esses “mistérios”, o técnico e sócio da Smartech, Fernando Menezes, levantou as principais dúvidas dos consumidores e pontuou o que realmente traz resultado efetivo. Confira!

  

:: MITO OU VERDADE: OS APARELHOS À PROVA D’ÁGUA PODEM FICAR COMPLETAMENTE SUBMERSOS

 MITO! Quando um smartphone é vendido como “à prova d’água”, é preciso tomar cuidado. Os aparelhos com classificação IP67 e IP68 são os que possuem resistência máxima, mas ainda assim têm um tempo limite e a profundidade específica de submersão. “Existem diversos níveis de proteção. Quanto maior os dois números que acompanham a sigla IP, maior a resistência. O primeiro dígito se refere à poeira, podendo de ir 0 a 6. O segundo dígito se refere à água, indo de 0 a 8. No nível máximo de proteção, o aparelho pode ficar submerso por até 30 minutos numa profundidade de 1,5 metro”, explica Fernando. Ainda assim, as marcas recomendam que isso seja evitado.

:: MITO OU VERDADE: PELÍCULA DE VIDRO TRINCADA PREJUDICA O APARELHO

 VERDADE! Segundo Fernando, quando a película do celular trinca ou fica estilhaçada, o ideal é removê-la rapidamente e colocar uma nova. “A película de vidro quando está danificada não oferece mais nenhum tipo de proteção, muito pelo contrário. Ela pode danificar também a tela do aparelho com os estilhaços do vidro e interferir no funcionamento do touch. Além de ter grandes chances de machucar o dono do aparelho”.

:: MITO OU VERDADE: REDUZIR O BRILHO DA TELA ECONOMIZA BATERIA

 MITO! Ao contrário do que muitos acreditam, a função de ajuste de brilho da tela não foi pensada para economizar a bateria do aparelho! “A economia gerada pela redução do brilho praticamente não impacta na bateria em si. Essa função é basicamente para o conforto do usuário”, explica Fernando Menezes.

 

:: MITO OU VERDADE: DEIXAR O APARELHO NA TOMADA A NOITE INTEIRA NÃO DANIFICA A BATERIA

 VERDADE!  Não é aconselhado, mas deixar o celular conectado na tomada durante a noite não vai danificar a bateria do aparelho. “Assim que o celular completa 100% de carga, ele deixa de receber energia”, esclarece o técnico da Smartech.

:: MITO OU VERDADE: COLOCAR O CELULAR NO ARROZ APÓS O APARELHO CAIR NA ÁGUA ENXUGA O LÍQUIDO

 MITO! Apesar do arroz ser um ótimo absorvente natural quando está cru, ele não é capaz de enxugar toda a água do aparelho. “O ideal é levar o celular diretamente para uma assistência técnica. Se não for possível logo no momento do ocorrido, o indicado é desligar o celular, tirar a bateria e os cartões e retirar o excesso de água usando um pano ou algo parecido”. Fernando complementa que apenas em uma assistência técnica será possível fazer a desoxidação do aparelho.

:: MITO OU VERDADE: CARREGAR O APARELHO APENAS COM O CABO USB DEMORA MAIS

 VERDADE! Além de demorar mais para dar a carga, essa opção de carregamento ainda pode danificar a bateria. “As correntes existentes entre duas entradas USB possuem alta oscilação, isso pode fazer com que o aparelho fique superaquecido, o que pode diminuir a vida útil da bateria. A melhor opção é sempre usar o carregador na tomada, que fornece uma corrente mais estável e não danifica o aparelho”.