Empresa de tecnologia lança sistema de botão de pânico sem fio

0
1827

Reconhecida por seu trabalho de criação de sistemas de chamada sem fio para residenciais para 3ª idade, casas de repouso e também restaurantes e bares, a AGM Automação Ltda. que lançou a 1ª família de produtos Psiu Garçom em 2008, lança agora a linha de chamadas sem fio para segurança, voltada, principalmente, para shoppings e centros comerciais. O sistema, inédito no Brasil, funciona através de um botão de pânico instalado nas lojas e boxes dos centros comerciais e que quando acionado alerta a central de segurança que através do rádio comunica ao segurança da área para a verificação da causa da chamada.

Segundo José Rubens de Almeida, diretor da AGM, a ideia de criar um sistema de chamada de segurança surgiu através da sugestão de um cliente: “certa vez fui questionado por um empresário se não existia um modo de os funcionários das lojas (a maioria meninas) chamarem a segurança da galeria diante de uma situação de risco, mas sem despertar a atenção de quem estivesse em volta. Então pensamos e criamos o sistema Psiu Seg onde instalamos um botão de pânico em um lugar escondido no balcão, no caixa da loja ou no bolso da própria funcionária e que quando acionado avisa à central de segurança através de um painel onde será exibido o número da loja, que este local precisa de uma atenção especial”, explica. O sistema tem botões de pânico para serem acionados com a mão e com o pé.

O Psiu Seg, que é totalmente sem fio, funciona através de sinais emitidos via rádio e quando acionado, além de enviar o número da loja que está solicitando ajuda para o painel da central de segurança, um sinal sonoro e luminoso de um giroflex também chama a atenção do operador da mesa para que a chamada seja atendida rapidamente. “Depois de acionado o botão do pânico e recebida a chamada na central, o responsável pelo monitoramento comunica o segurança da área para que cheque o que está ocorrendo. A chamada apenas é encerrada quando o segurança da área finaliza o atendimento através do segundo botão encontrado no mesmo equipamento que fez o chamado”, complementa Almeida.

Outro destaque do Psiu Seg é o sistema de emergência para incêndios que é composto por botão de pânico para incêndio e sensor de fumaça e gás combustível. O funcionamento é igual ao do botão de pânico das lojas, quando acionados enviam notificações ao painel da central de segurança que deve desativar o chamado quando este for atendido. No caso do sensor, por ficar no teto, ele é desarmado sozinho após 18 segundos, mas percebendo fumaça ou gás combustível novamente, ele envia novo chamado à central.

Também faz parte do sistema Psiu Seg um botão de pânico com correntinha, que pode ser instalado em banheiros para portadores de necessidades especiais. A correntinha permite mobilidade ao botão de chamada.

Além de auxiliar na segurança dos estabelecimentos, o Psiu Seg também gera relatórios de atendimento através do software Psiu Tempo. Esses relatórios contém as informações de quantidade de chamadas por loja/local e o tempo de atendimento. Depois de contratado, o Psiu Seg também oferece, através de sua equipe, um treinamento para quem vai operar o sistema.

 

A família Psiu

Lançado em 2008 o Psiu Garçom começou como solução para ‘organização de fila’ em restaurantes e bares, ou seja, disponibilizou ao mercado um sistema de chamada sem fio em que o cliente aperta um botão, o número de sua mesa aparece em um painel eletrônico e o garçom vai até ele para atendê-lo.

Depois disso, produtos para outros segmentos foram criados, entre eles o Psiu Clínica, sistema de chamadas utilizado em residenciais para idosos, clínicas médicas, casas de repouso, hospitais, entre outros da área da saúde. O Psiu Log utilizado na intralogística da indústria para chamar a reposição de matéria prima, manutenção e outras equipes. O Psiu Fit em academias para que os alunos chamem seus instrutores e o Psiu Carga para chamar os motoristas de caminhão parados no estacionamento das empresas.