Por Luis Carlos Burgos

Neste artigo falarei a respeito do funcionamento de um rádio AM/FM modelo ZX2051 com um CI só. Tal aparelho possui um CI CXA1691 da Sony nas funções de sintonia, FI e áudio para o AM e FM. Trata-se de um rádio mono bem simples. A seguir temos a pinagem do CI deste rádio e o esquema elétrico completo do mesmo:

 

 

Circuito de sintonia de FM – Os sinais de FM da antena telescópica entram no pino 12 do CI. Ele amplifica e sintoniza uma das emissoras entre 88 e 108 MHz usando a bobina de antena L1 e o seu capacitor variável. A bobina osciladora L2 no pino 7 gera um sinal 10,7 MHz acima da emissora sintonizada por L1. Se L1 sintoniza 106,3 MHz, por exemplo, L2 oscila em 117 MHz. Para isso L2 tem uma espira a menos que L1. O circuito mixer de FM está dentro do CI e mistura estas duas frequências para obter o sinal de FI (10,7 MHz) no pino 14.

Circuito de sintonia de AM – É semelhante ao de FM. O sinal de AM sintonizado por T1 (bobina de antena) entra no pino 10. A bobina osciladora (vermelha) T2 no pino 5 gera um sinal 455 KHz acima da emissora sintonizada. O mixer de AM mistura os sinais e obtém o FI de 455 KHz no pino 14 da mesma forma que o FM.

FI de FM – Começa no pino 14 do CI quando o rádio está na função e FM. O sinal de 10,7 MHz é filtrado pelo filtro cerâmico CF1 entra no pino 17 onde é amplificado. Daí temos o circuito discriminador de FM interno ao CI que usa um outro sinal de 10,7 MHz defasado em 90 º produzido pelo cristal CF3. Daí o CI mistura o sinal de FI com este do discriminador e assim as variações de frequência do sinal de FI tornam-se variações de amplitude que é o sinal de áudio original da emissora de FM sintonizada. O áudio então sai pelo pino 23, passa por um capacitor e vai ao pino 24 (entrada de áudio) via capacitor C14. O circuito de FI de FM aciona um led ligado no pino 19 para mostrar a intensidade e a qualidade da sintonia das emissoras de FM.

FI de AM – Também começa no pino 14 na função de AM. O sinal de 455 KHz modulado em amplitude passa pela bobina de FI e filtro de cerâmica T3 e CF2. O CI amplifica e demodula este sinal resultando em áudio no pino 23. O demodulador de AM é muito mais simples que o de FM.

Amplificador de áudio – Total mente dentro do CI pois se trata de um amplificado de baixa potência (cerca de 0,5 W eficazes). A entrada é no pino 24 e a saída para o alto falante é no pino 27.

Controle de volume – O potenciômetro varia a tensão no pino 4 do CI e desta forma controla o ganho do amplificador.

Alimentação – É feita com duas pilhas (3 V). O pino 26 do CI recebe 3 V para alimentar o circuito de áudio e o regulador interno do CI. Tal circuito regulador fornece uma tensão de 1,2 V no pino 8 para alimentar os circuitos de sintonia e FI do rádio.

Função AM/FM – Feita por uma chave ligada no pino 15. Quando este pino está com tensão, o CI chaveia o FM e com 0 V chaveia o AM.

 

MONTAGEM DESTE RÁDIO – A Burgoseletronica fornece um curso de montagem para este rádio no link: http://loja.burgoseletronica.net/cursos-em-video-dvds/montagem-radio.html

Peças do kit:

 

 

Esquemafacil – www.esquemafacil.com.br

Clube do técnico Brasil – www.clubedotecnicobrasil.com.br

Burgoseletronica – www.burgoseletronica.net                                http://loja.burgoseletronica.net                                  www.lojaburgoseletronica.com.br                                  www.lojaburgoseletronica.net

Siga nosso canal no Youtube: www.youtube.com/c/Burgoseletronica05

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here